-
Arquitetos: Studio Jencquel
- Área: 600 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Djuna Bewley
Descrição enviada pela equipe de projeto. Hartland é uma propriedade situada nas encostas de Sayan Ridge em Ubud, na Indonésia. Com vista para uma ampla tapeçaria natural de arrozais às margens do Rio Ayung, a propriedade se estende por aproximadamente 6.200 metros quadrados.
Em parceria com o arquiteto Yew Kuan Cheong, Maximilian Jencquel projetou uma residência tropical luxuosa. Tanto a linguagem vernacular de Linda Garland quanto o conceito "Wabi" de Axel Vervoordt foram inspirações para o projeto desta residência. A planta é despojada e orgânica, trazendo 5 bangalôs que se mesclam com a paisagem do entorno.
Os elementos que compõem essas construção são derivados de casas javanesas recuperadas, de forma que o projeto é concebido de forma holística e ecológica, pensando na coexistência dos materiais com o ambiente natural. Usar materiais locais como como teca javanesa, bambu e pedras de Sumba, foi considerado uma prioridade tanto pelo cliente quanto pelos arquitetos. Cada detalhe é atendido com tanto cuidado que até mesmo os vegetais orgânicos cultivados no jardim fazem parte da concepção geral do projeto.
O resultado é um ambiente elegante, porém bastante casual. A suíte principal se desenvolve em uma superfície de mais de 150 metros quadrados. O interior expõe a coleção particular de tecidos, dos quais muitos são provenientes de pequenas vilas da Indonésia como Ilha Rote, Sumba, Bali, etc. Outros elementos de decoração como fotos e obras de arte, incluindo obras do artista Filippo Sciascia, preenchem as paredes. Uma grande piscina de água salgada com borda infinita segue o contorno do terreno, formando uma curva de 26 metros de comprimento.